segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Química


A revolução industrial introduziu uma forma mais eficiente de produzir mercadorias: maior quantidade em menor tempo e com menores custos. A primeira mudança foi a invenção da máquina a vapor que utilizava a energia produzida pela queima do carvão mineral, recurso abundante em vários países. Alguns anos depois foram surgindo invenções mais modernas, além de invenções com a revolução industrial o número de pessoas que começaram a viver nas cidades aumentou, com isso criou se bairros, o espaço foi automaticamente diminuindo pois casas, carros, lojas foram tomando o lugar do campo. Com o aumento do fluxo de pessoas, carros e indústrias, as cidades geraram uma grande poluição além do desmatamento.
Os problemas ambientais por conseqüência dessa revolução são inúmeros, os gases tóxicos que são liberados de indústrias, carros, motos, ônibus e até mesmo o desmatamento gerou conseqüências como:
 Chuva ácida: esse fenômeno ocorre quando a água da chuva reage com o dióxido de enxofre (SO2) e o dióxido de nitrogênio (NO2). Esses gases resultam principalmente, da combustão de carvão mineral, do petróleo e de seus derivados. A reação desses dois gases com a água podem se formar dois ácidos: o sulfúrico e o nítrico, os quais são absorvidos pelas gotas de chuva, precipitando – se sob a forma de chuva ácida. Conseqüências: lagos e rios têm seu ecossistema alterado, florestas podem ser destruídas, agricultura e pecuária é prejudicada, paredes, estátuas e veículos podem ser destruídos.
 Destruição da Camada de Ozônio: o CFC (clorofluorcarbono) é o grande responsável pela destruição da camada de ozônio. A utilização desse gás só causa problemas ao atingir altitudes entre 35 e 55 km – faixa de concentração da camada de ozônio. Os átomos de cloro fixam – se às moléculas de ozônio, destruindo – as. A camada de ozônio tem um papel importante para a vida na Terra, pois ela retém os raios ultravioleta do tipo B emitidos pelo sol. A diminuição da densidade da camada de ozônio levará o aumento do caos de câncer de pele e da catarata e ao enfraquecimento das defesas imunológicas, além das alterações na reprodução das plantas e na morte dos fitoplanctons.
 Efeito Estufa: o dióxido de carbono e o gás metano emitidos pelas fábricas e pelos veículos; o gás carbônico produzido pela queima das florestas; as emanações naturais de gás metano proveniente de áreas onde há grandes rebanhos levam ao aumento da concentração de carbono em toda a atmosfera. O gás carbônico acumulado em excesso na atmosfera permite a entrada da radiação solar, mas impede a liberação de boa parte do calor, que fica aprisionado na baixa atmosfera, próxima à superfície. Isso faz com que haja uma ampliação na retenção de calor no planeta. Entre 1900 e 2000 houve um aumento de aproximadamente 0,6oC na temperatura média da Terra. O aumento da temperatura nos próximos anos e as conseqüências desse aumento exemplos: alteração na dinâmica das chuvas e dos ventos, extinção e deslocamento das espécies de alguns ecossistemas, derretimento de calotas polares e elevação do nível médio dos oceanos.
Esses fenômenos surgiram após a revolução industrial, conseqüências de indústrias e crescimento urbano.



Nenhum comentário: