domingo, 7 de setembro de 2008

Literatura - Realismo e Naturalismo


Com a Revolução Industrial, alteram – se as relações comerciais e de trabalho. As duas revoluções provocaram no homem da época uma nova postura frente à realidade: a percepção de que os valores não são absolutos e de que os fatos da história são relativos, porque viveu a experiência de fazer desmoronar a velha cultura e construir uma nova. Essa transformação é evidenciada na literatura. O escritor romântico rompe com as formas tradicionais e rígidas do período clássico e conquista a liberdade de expressão, volta – se para seu mundo interior e faz uma leitura da realidade. Assume uma postura nacionalista, mergulha em seu passado. Faz renascer o herói capaz de enfrentar tudo. O escritor romântico idealiza a sociedade, o homem, o amor. Quando entra em contato com seus sentimentos mais íntimos, emerge o lirismo. A natureza, o amor, a mulher, a religião são exaltados em toda a sua plenitude.
Os versos livres foram adotados e a mitologia grega é substituída pelo medievalismo. A linguagem torna – se mais simples e mais comunicativa. Elementos como cor e imagens, figuras com hipérbole, exclamação, comparação, metáfora e prosopopéia emergem como forma de representação dos estados da alma do escritor. Entre todos os gêneros literários, o que teve maior destaque foi o romance, por ser uma forma de expressão acessível ao nosso público, composto essencialmente de jovens e mulheres, que procuravam na literatura a projeção de seus conflitos emocionais.
O realismo procurava criar obras literárias que representam a realidade de forma objetiva e impessoal. As características do realismo indicam uma confluência de diversas correntes de pensamento da época: os estudos da genética e filosofia, o Darwinismo, o positivismo, o determinismo positivista e o socialismo. O naturalismo aprofunda a intenção científica, adotando a intenção experimental: a de transformar seus romances em laboratórios que comprovem a submissão do comportamento humano às leis deterministas. A pintura realista surge na metade do século XIX, período em que emergiu o pensamento científico moderno e o processo de industrialização e urbanização foi acelerado em vários pontos da Europa. Embora existissem parâmetros comuns partilhados pelos pintores realistas – como a busca por representação objetiva da natureza e da sociedade – as próprias diferenças entre as realidades de um e outro país geram uma produção pictórica rica e diferenciada.

Nenhum comentário: